PU de Guarus também abandonado pela PMCG
Folha da Manhã
Quem precisou de atendimento no PU de Guarus nesta segunda-feira pela manhã teve uma surpresa nada agradável. O posto encontrava-se sem médicos para atender a população, o que foi motivo de revolta por parte de alguns pacientes, que, chegando ao local, eram encaminhados para o Hospital Geral de Guarus (HGG), ou para a UPA 24h. Antes mesmo de serem atendidos pela recepcionista, os pacientes eram avisados pelo guarda do local que não havia médico para atender, e apenas a emergência estava funcionando.
Mas nem todos os casos estavam sendo considerados como emergência. A aposentada Maria da Conceição, de 63 anos, que caiu e sentia fortes dores na coluna, não conseguiu ser atendida. Sua filha, a dona de casa Elizabete Ferreira, 40 anos, que estava acompanhando a mãe, sentiu-se impotente em meio à situação.
– É um absurdo essa situação que passamos. Vim na expectativa de ter médico e poder consultar minha mãe, mas, chegando aqui, sou obrigada a voltar por falta de atendimento — falou.
A dona de casa Quíssila Alves, 36 anos, que também foi ao PU para ser atendida por um clínico geral teve que voltar.
–É uma pouca vergonha tudo isso. Já não temos um bom atendimento quando tem médico, sem ter piora ainda mais a situação. Estão nos encaminhando para o HGG, lá deve estar lotado — desabafou.
A Assessoria de Comunicação do Hospital Ferreira Machado informou, por meio de nota, que: “O plantão da Unidade Pré-Hospitalar de Guarus (PU de Guarus) é composto por quatro pediatras e quatro clínicos gerais. Destes, três clínicos e um pediatra apresentaram atestado médico nesta segunda-feira (16), em uma situação atípica. O atendimento pediátrico está normalizado, pois outro profissional da área foi acionado e assumiu o plantão.
A administração da unidade está buscando clínicos para fazer a substituição dos faltosos. Enquanto isso, as emergências clínicas estão sendo direcionadas para o Hospital Geral de Guarus e para a Unidade Pré-Hospitalar da Saldanha Marinho (PU da Saldanha Marinho)”, concluiu a nota.